Vozes, Empoderamento, Inclusão e Direitos da Pessoa com Deficiência
Escola de Mães
de Pessoa com Deficiência
Realidade Brasileira:
Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010), revelaram que no Brasil 45,6 milhões de pessoas que possuí algum tipo de deficiência e identificou que 7,5% nas crianças com faixa etária de 0 a 14 anos tem incidência de pelo uma das deficiências. Quem assume a tarefa de articular o desenvolvimento de seus filhos/as com deficiência são os familiares, especialmente as mães.
O Projeto Social Escola de Mães foi lançado em Indaiatuba em 2017 e tem como objetivo promover o fortalecimento e empoderamento das mães de crianças, jovens e adultos com deficiência, a fim de prepara-las para o enfrentamento de adversidades vivenciadas no contexto cultural, familiar, social e educacional.
A Escola de Mães foi implantado pela Dra. Windyz Brazão Ferreira, em 2015, como projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba, na qual atuou como docente e pesquisadora durante 26 anos. Este projeto foi campo de pesquisa de Doutorado[1] (em desenvolvimento) “Programa de formação para mães de crianças com deficiência: exercício do empoderamento e da autoadvocacia” que tem como objetivo identificar, caracterizar, analisar e os processos de empoderamento/assujeitamento vividos por mães de crianças com deficiência.
[1] Alessandra Mendes Miranda Soares. ammsoares@gmail.com
Cadastre-se
Programa de extensão Pró Mães - UFBP/CE/DHP